SÃO FRUMÊNCIO, BISPO, APÓSTOLO DA ETIÓPIA

sábado, 30 de outubro de 2010

Nasceu em Tiro, na Fenícia. Foi o responsável por levar o Evangelho  no século IV, a uma  escura região do coração da África, a Etiópia, região de onde provinham a rainha de Sabá, ao tempo do rei Salomão e, o ministro da rainha Candace, batizado pelo apóstolo Filipe (At 8,27). 

Jovem simples e inteligente, juntamente com seu irmão Edécio, acompanhou um filósofo chamado Merópio numa viagem às Índias. Ao cruzarem o mar Vermelho, foram assaltados e só os dois jovens foram poupados da morte, tendo sido levados como escravos para Aksum, a serviço da corte.

Ganhando a simpatia do rei, foram nomeados  funcionários e, encarregados da educação do príncipe herdeiro.
Estes tinham tido ótima formação cristã e aproveitaram-se do privilégio para proteger os mercadores cristãos que passavam por aquela região e também difundir a fé. Conseguiram licença para construir uma igrejinha, tornando-se catequistas.

 Após quase vinte anos conseguiram autorização para voltar à pátria. Edésio foi para Tiro e, Frumêncio foi à procura do patriarca de Alexandria, Santo Atanásio, colocando-o a par das conversões acontecidas na Etiópia, e da necessidade de um bispo e alguns sacerdotes para dar continuidade à evangelização de região tão promissora. Quem mais digno do que Frumêncio? Foi então investido bispo por Santo Atanásio recebendo jurisdição eclesiástica sobre toda a Etiópia, por volta do ano 350 d.C. 

De volta a Aksum, foi acolhido com alegria e aclamado pelo povo como "Abba Salama", que quer dizer, "padre portador da paz". Com muito zelo e autoridade pregava o Evangelho, conseguindo a conversão do rei e da rainha, com muitos nativos. Recentemente foram encontradas moedas com a inscrição "Rei Ezama, cristão", que vem confirmar este fato na história daquela nação.

Tendo quase toda a Etiópia abraçado o Cristianismo que continuou com ligação com o patriarcado de Alexandria do Egito, passou a chamar-se Igreja Copta.
Mais tarde, por volta de 460 d.C., tendo a Igreja egípcia aderido à heresia monofisita (reconhece uma só natureza em Cristo), também toda a Igreja copta da Etiópia ficou envolvida na mesma crença, mesmo sem quase o saber.

A data da morte do bispo é desconhecida, provavelmente no ano 380,tendo logo recebido grande veneração na Etiópia. A história reconheceu com justiça a São Frumêncio, o título de apóstolo e primeiro bispo daquela nação. Sua festa celebra-se no dia 27 de outubro, e nós lhe reservamos o dia 30 de outubro no calendário litúrgico.


ORAÇÃO


Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Frumêncio,
animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo,
dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé,
para participarmos de sua glória.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho,
na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010